top of page

Verde Milagroso

Os benefícios provenientes da Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma brasileiro que abrange diversos ecossistemas. Nela estão presentes diversas formações florestais, campos naturais, restingas, vários tipos de vegetação, insetos, animais, pessoas e ainda mais. Sua devastadora importância, diversas vezes, acaba por sair despercebida, pela falta de compreensão de que na natureza cada pequena peça é imprescindível para ‘’montar o quebra-cabeça’’, ou seja, tudo está interligado- cada pequena ação afeta o que acontece tanto para o ser humano quanto para qualquer outra forma de vida e o cenário em que se encontra.

Serviços ambientais são prestados pela natureza, e, além de serem extremamente necessários, são benéficos para as pessoas. De acordo com o Millenium Ecossystem Assessment (Relatório das Nações Unidas sobre o estado dos ecossistemas mundiais) existem:

1. Serviços de suprimento: são os que resultam em bens ou produtos ambientais com valor econômico, obtidos diretamente pelo uso e manejo sustentável dos ecossistemas, como alimentos, água e produtos florestais.

2. Serviços regulatórios: são os que mantêm os processos ecossistêmicos que garantem a regulação do clima, o ciclo hidrológico, a redução da erosão, o combate a doenças e contribuem para a polinização.

3. Serviços culturais: são os associados aos valores e manifestações da cultura humana, derivados da preservação ou conservação dos recursos naturais. Englobam a recreação, as belezas cênicas e a espiritualidade.

4. Serviços de suporte: são os serviços que garantem todos os outros porque mantêm as condições dos recursos ambientais naturais, em especial a biodiversidade, a conservação da variabilidade genética, a formação do solo, a fotossíntese e a ciclagem de nutrientes.

Importância e escassez da água

A Mata Atlântica influi diretamente na vida de, aproximadamente, 80% da população brasileira. Em cidades, áreas rurais, comunidades caiçaras ou indígenas esse bioma contribui para o abastecimento de água e o equilíbrio climático, protege as encostas das serras, entre outras coisas.

A água de seus rios garante o abastecimento de mais de 120 milhões de pessoas. Alguns dos rios que ela abriga são o Rio Tietê, o Rio Doce, o Rio Paraíba do Sul, o Rio São Francisco, o Rio Paranapanema e o Rio Ribeira do Iguape.

Um problema ambiental é a escassez e diminuição da qualidade da água que é cada vez mais necessária para as atividades humanas, além de que essa escassez e a poluição contribuem para a degradação das florestas.

A melhoria dessa qualidade e quantidade de água presente em rios, lagos e nascentes é um serviço ambiental que pode ser gratuitamente oferecido pelos ecossistemas quando preservados

.

Equilíbrio Climático

As mudanças climáticas são um problema ambiental que afetam não só os serviços ambientais, mas também causam incêndios, inundações, secas, entre outros. E, essas alterações podem, inclusive, se houver um aumento da média da temperatura global que ultrapasse 1,5 a 2,5°C, aumentar as chances de risco de extinção de diversos animais e espécies vegetais.

BENEFÍCIOS PROVENIENTES DA MATA ATLÂNTICA

Fontes/Referências:

http://www.mma.gov.br/ - Mata Atlântica- manual de educação ambiental

http://www.wwf.org.br


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page